Fórum Eletrônicacs
Seja bem vindo ao fórum Eletronicacs. É um prazer em recebê-lo nesta comunidade. Não esqueça de ler as regras do fórum no link abaixo:
https://eletronicacs.forumbrasil.net/f12-favor-leia-as

Para pedir dicas é preciso criar um tópico no fórum de reparação de aparelhos eletronico:
obriagado pelo cadastro em nosso fórum.




Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum Eletrônicacs
Seja bem vindo ao fórum Eletronicacs. É um prazer em recebê-lo nesta comunidade. Não esqueça de ler as regras do fórum no link abaixo:
https://eletronicacs.forumbrasil.net/f12-favor-leia-as

Para pedir dicas é preciso criar um tópico no fórum de reparação de aparelhos eletronico:
obriagado pelo cadastro em nosso fórum.


Fórum Eletrônicacs
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Eletrônicacs

Retire suas dúvidas e compartilhe o seus conhecimentos em nosso fórum de Eletrônica destinado a reparação de aparelhos eletrônicos,sejam bem vindos ao fórum Eletrônicacs, Claudio....Santos e LuizCarlos administradores

Quem está conectado?
9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 39 em Qui Fev 01, 2024 8:03 am
Últimos assuntos
» Verified Females Finest Сasual Dating
(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal EmptyTer Fev 13, 2024 2:25 am por Perseverancaeletronica

» ACHO QUE O CLAUDIO ABANDOU O FORUM
(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal EmptyDom Fev 04, 2024 12:14 pm por Sady

» Bom dia a todos amigos e irmãos do fórum CS.
(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal EmptySáb Ago 13, 2022 6:17 am por Claudio....Santos

» [Resolvido]Tv Samsung UN32D4000 Não liga
(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal EmptySex Jun 24, 2022 4:50 pm por Wrsouza

» tv sony kdl550d Imagem borrada
(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal EmptyQua Dez 15, 2021 1:44 pm por João Carlos Vieira

» Esquema do monitor acer modelo X 183H D
(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal EmptySáb Nov 20, 2021 6:58 am por tecbarna

» Tv Samsung Ln 32a550p3r - Não liga só standby piscando 4 x e apaga.
(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal EmptySáb Nov 06, 2021 8:49 pm por Clebson Vale

» Tv Toshiba DL3277I(A) sofware de atualização
(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal EmptySex Abr 09, 2021 9:42 am por Claudio....Santos

» tv sony kdl32bx425 led piscando
(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal EmptyQua Fev 17, 2021 7:58 pm por jones66ex

» cOMOPNENTES
(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal EmptyQua Fev 17, 2021 7:53 pm por jones66ex

MENU DE NAVEGAÇÃO
. Clique no banner abaixo para entrar no fórum correspondente Que ser um patrocinador do fórum Mande um e-mail para claudio3615@vivo internetdiscada. com.br

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Oláa grupo, boa tarde, sou novo no grupo, não sou tecnico de tv, mas trabalho com eletronica embarcada, etc...

o tv Philips entrou um raio pelo HDMI via receptor da Sky. ficou totalmente inoperante. nem Led standy by acendia.
abri, testei a fonte, e a fonte armava e desarmava...

desliguei o chicote da fonte, e fiz o jumper no Ps-on, a fonte armou, todas as voltagem que está impresso estão todas presentes.......Constatei problema na placa principal.

Comprei no mercado livre, nova com garantia etc......coloquei e nao deu iamgem, medi tudo de novo e nada de acender standy by e som imagem nada..........ela obedece liga e desliga no controle manual da tv...

constatei que a placa estivera com defeito....o vndendor me trocou de boa, e me alertou que a placa estava boa...

Me mandou outra, coloquei ficou a mesma coisa, a fonte está toda normal, testei todas as voltagens com lampadas, pra ver a manter a carga, todas voltagens presentes.

pergunto, tem algum macete via controle remoto pra fazer essa TV ligar??? algum setup, modo de serviço , algo que possa fazer????, o estranho que o standy by nao acende tambem....

com a placa percebo que ficar morna as peças, como se estivesse ligado normal, mas sem sinal de som e imagem. aguardo a opinião de vcs.

PS*** tirei a plaquinha remocon ( do sensor do controle remoto e led stand by, o sensor estava caido, o raio foi forte......não sei se sem essa plaquinha funciona, ai pessoal me da um help ai, valeu.

LuizCarlos

LuizCarlos
Administrador auxiliar
Administrador auxiliar
OLA AMIGO, JÁ QUE FOI TROCADA A PLACA PRINCIPAL FAZ UMA ATUALIZAÇÃO DO FIRMWARE.

http://luizcarlostop2013.wix.com/luiztopograph

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
LuizCarlos escreveu:OLA AMIGO, JÁ QUE FOI TROCADA A PLACA PRINCIPAL FAZ UMA ATUALIZAÇÃO DO FIRMWARE.

mas ele nao da imagem nem som, percebo que a placa fica morna, obedece o liga e desliga, coloquei um pen driver (vazio) a luz pisca do ligo, tem como dar boot???

Claudio....Santos

Claudio....Santos
Administrador Fundador
Administrador Fundador
Bom dia amigo não entedir muito bem essa frase aqui que vc,relator.

PS*** tirei a plaquinha remocon ( do sensor do controle remoto e led stand by, o sensor estava caido, o raio foi forte......não sei se sem essa plaquinha funciona, ai pessoal me da um help ai, valeu.

prá saber se tá funcionando mede e veja se chega a tensão de 3v ou 5v no led caso contrário caso contrário é preciso substituir podtam´bem sem ela fechar um curto lá no conector na olaca fazendo com que ela ligue caso contrário faça como o amigo Luiz,falou atualização baixe coloque em um pen driver e espete na tv se for falta de soft ware ela vai ligar sozinha e depois vc,segue os procedimentos.

baixe o software aqui.

http://www.4shared.com/zip/LFhKrphHce/39pfl4707g_78_fus_brpEeletrnic.html?

https://eletronicacs.forumbrasil.net

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum





Claudio e Luiz, obrigado pela ajuda.....sim, chega voltagem na plaquinha do led,nesse plaquinha tinha um TRANSISTOR em curto,chegou cair o sensor do dessa plaquinha, tava caido., não sei que placa vc diz podtam´, é a chaves manuais?? se for parece que tá bem ,

vou tentar dar esse boot (firmware)ai que vc me passou, depois eu falo aqui....

se for ela opera bem, pois o liga e desliga opera bem. eu vejo que tem todas as tensões, 5,2 12v 24, 3.3 no ps on, enfim....se for apenas isso a fonte está correta..

pois é a segunda placa que experimento e o problema é o mesmo, comprei nova no mercado livre, segundo o vendedor é testada, até pensei fazer uma atulização, mais fiquei com receio de piorar a situação, pois a tv, nao dá som nem imagem. obrigadooo.










Claudio....Santos escreveu:Bom dia amigo não entedir muito bem essa frase aqui que vc,relator.

PS*** tirei a plaquinha remocon ( do sensor do controle remoto e led stand by, o sensor estava caido, o raio foi forte......não sei se sem essa plaquinha funciona, ai pessoal me da um help ai, valeu.

prá saber se tá funcionando mede e veja se chega a tensão de 3v ou 5v no led caso contrário caso contrário é preciso substituir podtam´bem sem ela fechar um curto lá no conector na olaca fazendo com que ela ligue caso contrário faça como o amigo Luiz,falou atualização baixe coloque em um pen driver e espete na tv se for falta de soft ware ela vai ligar sozinha e depois vc,segue os procedimentos.

baixe o software aqui.

http://www.4shared.com/zip/LFhKrphHce/39pfl4707g_78_fus_brpEeletrnic.html?

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Claudio, e Luiz, boa tarde. Fiz a atualização do link enviado.
liguei a tv com o pen drive ligado na tv, foi assim:
o piscou uns segundos, e parou... leu e parou, fez um barulho tipo fritada no falante, demorou uns 3 minutos+- , mas nada, sem final de vida.

colocou um cabo de rede a tv ligado num router, o led verde acende, o amarelo da umas piscadas...

lembra que está sem a plaquinha do sensor do controle remoto, não sei se essa placa ia dar esse problema de ligar...

o liga e desliga da chaves manuais, ta funcionando pois vejo que acende o led verde da placa de rede, e qdo desliga no botão, ela apaga....mas não sei se pode ter defeito na chave....

pergunto: qual pino da placa principal que faz o power? como que liga essa placa direto??

outra coisa, como posso testar a tela atraves do fio ( pino) dimm? qual resistencia uso e qual voltagem uso??

já ta desanimando essa tv..agradeço a ajuda de vcs.

Claudio....Santos

Claudio....Santos
Administrador Fundador
Administrador Fundador
Explique melhor isto se vc,liga e delisga pela CH,que dizer que não a nada com a plaquinha de comando das funções se nada disso tá reslvendo esta placa tá ruim devolva e compra com outro fornecedor.

o liga e desliga da chaves manuais, ta funcionando pois vejo que acende o led verde da placa de rede, e qdo desliga no botão, ela apaga....mas não sei se pode ter defeito na chave....

https://eletronicacs.forumbrasil.net

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Claudio, bom dia. Essa é a segunda placa. O vendedor disse que a primeira placa tava boa .(disse que testou).

A fonte tem todas as voltagens na saída.. ( esse teste é conclusivo??)

O raio que a tv pegou queimou a plaquinha remocon, chegou ate derreter a solda do sensor do controle.

Fiz a atualização que vc disse, a tv lê o pendrive e para , lê de novo e para, fez barulho nos falantes Tipoi fritada bem baxinho.

A única que ta faltando é essa placa remocon, mas acho que deveria funcionar sem ela.

Vc ta achando que a placa ta ruim??
Me diz uma coisa como faço pra testar a tela de LEDs?? Sei que e no pino dimmer, qual resistência uso, quero ver se a tela deu algum curto impedindo de funcionar.

Parece que se tiver, falantes e tela desconectados a tv não liga tbm.

Claudio....Santos

Claudio....Santos
Administrador Fundador
Administrador Fundador
Qual é o conector destes dois é o da placa do seneor ifra que estão juntos tem um com 3 pinos e outro com quatro deve ser o com 3 pinos se sim feche curto do primeiro para o pino do meio ou do terceiro para o pino do meio e se for o outro conector acompanhe os fios da placa do sersor e faça o mesmo se ela ligar blz,substitua a placa do sensor caso contrário esta placa tá com defeito mesmo.

esta é a placa da sua tv.

(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal Placa-10

https://eletronicacs.forumbrasil.net

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Olá bom dia.......o conector que vem do teclado e o do infra é esse perto do soquete da placa de rede.

vc diz pra eu fechar um curto no chicote que entra na plaquinha do Infra (remocon)?
me diz é fechar ou apenas uma triscada?

a tv funciona com a tela de Led desconectado????
se o raio pegou a tela??
valeu







Claudio....Santos escreveu:Qual é o conector destes dois é o da placa do seneor ifra que estão juntos tem um com 3 pinos e outro com quatro deve ser o com 3 pinos se sim feche curto do primeiro para o pino do meio ou do terceiro para o pino do meio e se for o outro conector acompanhe os fios da placa do sersor e faça o mesmo se ela ligar blz,substitua a placa do sensor caso contrário esta placa tá com defeito mesmo.

esta é a placa da sua tv.

(Resolvido)Tv philips 39PFL4707-G/78, Placa nova e não funciona fonte normal Placa-10

LuizCarlos

LuizCarlos
Administrador auxiliar
Administrador auxiliar
Bom dia amigo, desliga os flets dos leds e do Display para ver se estão com algum curto, se caso permaneça acredito que esta placa que vc comprou tem problema, como disse nosso amigo Claudio.

http://luizcarlostop2013.wix.com/luiztopograph

Ivanlucio

Ivanlucio
Técnico Vip do fórum
Técnico Vip do fórum
tá muito confuso esse defeito... faz o seguinte desliga a tela e os leds e ver se ela funcionar.... caso não ligue devolta.. agora no painel que tem as chaves desligue todas as chaves e tente ligar pelo controle.... caso não funcione, vc troca o sensor do infra... pra ver.

http://www.ultratecgba.webnode.com

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Olá, fiz isso na primeira, desliguei a tela e na fonte que vai pra tela tbm. Nessa segunda placa não fiz.
Descobri que a placa do infra ta picada, cono comentei nos
Post anterior, não consegui achar essa plaquinha.

Sei.lá se essa plaquinha ia deixar de ligar...

A,tv ta ligando, leu o pen drive, ao menos piscava
Como se tivesse carregando algo. Só não da som nem imagem ,

Vcs acham queca plaquinha do infra ia dar essa treta toda?
Obrigado a todos.

LuizCarlos

LuizCarlos
Administrador auxiliar
Administrador auxiliar
AMIGO ACHO QUE NESTA SITUAÇÃO NÃO SERIA ELA, MAS TUDO PODE ACONTECER KKK.

http://luizcarlostop2013.wix.com/luiztopograph

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Kkk, pior que ela liga e desliga pelo teclado.
As peças ficam mornas. Tem todas as tensões
De saída da fonte, a tv é do meu sogro, mas só
Final de semana que dá pra mim. Então vou colhendo
Informações dos amigos é aplicar.

Vi no manual dela que se tem um altifalante com problema
A tv não liga, será que isso se aplica na tela?? Ta mto estranho...kkk ta osso. M ajudam aí kkkkk, boia noite Smile





LuizCarlos escreveu:AMIGO ACHO QUE NESTA SITUAÇÃO NÃO SERIA ELA, MAS TUDO PODE ACONTECER KKK.

Claudio....Santos

Claudio....Santos
Administrador Fundador
Administrador Fundador
Resumindo amigo eu tava me confundindo o teclado com a placa do sensor ifra o sensor ifra é apenas para se usar o controle remoto desigue ela e use apenas manual veja bem se a placa principa tiver funcionando a tv vai funcionar sem os leds apenas com som ou sem os falantes apenas imagem sem a placa do sensor apenas manual se vc,já fez todos esses teste e nada adiantou sua placa não está funciondando quando morava em são paulo sempre consertava tvs dadificada por raios tv de led lcd plasma e nunca peguei nem uma que o raio chegou atingir a tela e creio que a sua não é diferente espero que dessa vez fique bem claro a minha posição em relação as suas dúvidas.

https://eletronicacs.forumbrasil.net

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
então sobrou para aplaca de novo, escrevi para o vendendor ele disse que a 1ª placa foi testada e estava bo, a segunda placa, foi testada tbm e disse que tava boa....ele nao vai querer trocar mais não....euu acho....

todos esses teste acima eu fiz, menos desligar a tela. mas na primeira placa eu já tinha feito isso.

mto estranho 2 placas com o mesmo sintoma....e a placa foi trocada mesmo. pois eu havia marcado com um sinal..

me diz:
a fonte com todas as voltagens de saida normais, pode se dizer que está boa???
não pode haver defeito nela em outro setor??

ja está sem a placa de infra....
ja foi feito testes do teclado , sem teclado, enfim...
não tem mto que se fazer..
é isso, bom dia.Este vendedor tem que acreditar que as placas que ele tá vendendo prá vc, não presta repasse prá ele o que vc,já testou de tudo e que não tem o que condenar a não ser a placa de sinal pegue seu dinheiro de volta que compre de outro fornecedor.

Ivanlucio

Ivanlucio
Técnico Vip do fórum
Técnico Vip do fórum
olha a eletrônica é uma caixa de supresa, até um altofalante em curto pode deixa totalmente inoperante, desliga esse sensor pra ver, essa placa pode tá com defeito e fechando um curto por isso não liga.

http://www.ultratecgba.webnode.com

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Já ta sem....



Ivanlucio escreveu:olha a eletrônica é uma caixa de supresa, até um altofalante em curto pode deixa totalmente inoperante, desliga esse sensor pra ver, essa placa pode tá com defeito e fechando um curto por isso não liga.

Ivanlucio

Ivanlucio
Técnico Vip do fórum
Técnico Vip do fórum
então amigo, o jeito é comprar outra, sinto muito dizer tudo na minha memória foi citado se vc estou tudo trocou placa fonte, TUDO e ela não funciona , bem quebrando a Lei dos conserto SEM SOLUÇÃO.. ao menos algum amigo aqui saiba algo mais... mas se vc disse que trocou tudo e ela não funciona compra outra e esse vira sucata.

http://www.ultratecgba.webnode.com

Paulo Custodio

Paulo Custodio
Moderador do fórum
Moderador do fórum
bom vou dar meu palmite deacordo com o que ele falou ! 1º ele disse que vio no manual que até um auto falante em curto a TV não funciona ,2º ele disse que ao por o pendraiver para atualizar o aparelho saia um ruido dos auto falantes . então izola os auto falentes e coloca outros para testar ,pois não pode duas placas com o mesmo defeito ,não custa tentar pois eu também nunca peguei defeito igual.se der certo beleza .... Idea tá aí meu amigo Marcosautomec

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum

bom dia, me ajudem analisar: duas placas tudo igual.

vamos descartar os 5.2 volts e 3.3 volts da fonte, pois ela liga e le o pen drive.

restou a fonte de 12 e 24, o problema pode estar na fonte apesar que ela esteja com todas as voltagens em questão.

pode ser algum componente alterado (capacitor, resistencia, etc )e esteja mandando com algum tipo de ruido, etc,

pois a tv ta sem som e imagem, mas vejo que a tv aquece os componentes etc.... podemos ir por essa logica....pois trocar outra placa principal nao sei se iria funcionar. agradeço a atenção de todos os participantes.




Paulo Custodio escreveu:bom vou dar meu palmite deacordo com o que ele falou ! 1º ele disse que vio no manual que até um auto falante em curto a TV não funciona ,2º ele disse que ao por o pendraiver para atualizar o aparelho saia um ruido dos auto falantes . então izola os auto falentes e coloca outros para testar ,pois não pode duas placas com o mesmo defeito ,não custa tentar pois eu também nunca peguei defeito igual.se der certo beleza .... Idea tá aí meu amigo Marcosautomec

Paulo Custodio

Paulo Custodio
Moderador do fórum
Moderador do fórum
já experimentou o que eu disse ? na atual conjectura tudo é valido Idea

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
final de semana vou olhar melhor essa fonte...pode ser que tenha qq eletrolitico ou outro componente alterado...pode ser algum problema na linha de 12 ou 24V, e que nao tenho o esquema dessa fonte....


Paulo Custodio escreveu:já experimentou o que eu disse ? na atual conjectura tudo é valido Idea

Paulo Custodio

Paulo Custodio
Moderador do fórum
Moderador do fórum
marcosautomec escreveu:final de semana vou olhar melhor essa fonte...pode ser que tenha qq eletrolitico ou outro componente alterado...pode ser algum problema na linha de 12 ou 24V, e que nao tenho o esquema dessa fonte....


Paulo Custodio escreveu:já experimentou o que eu disse ? na atual conjectura tudo é valido Idea
ok . vamos aguardar seu retorno ............

Claudio....Santos

Claudio....Santos
Administrador Fundador
Administrador Fundador
Amigo mais vc,falou aqui que testou a fonte fora da tv e disse que tem todas as tensões veja o relato.

desliguei o chicote da fonte, e fiz o jumper no Ps-on, a fonte armou, todas as voltagem que está impresso estão todas presentes.......Constatei problema na placa principal.

se vc,fez isto realmente que dizer que a fonte tá funcionando perfeitamente não a porque mexer nela
correto.

https://eletronicacs.forumbrasil.net

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Oi Claudio, então eu tinha comentado aqui " se tem todas as voltagens na saida a fonte ta boa???

eu trabalho com modulos de autos, qdo pego defeito, as vezes a vontagem existe, porem falta uma filtragem, e provoca falhas, ainda mais na parte de chaveamentos

voltando na fonte, pode ser alguma filtragem, algum componente alterado coisa assim. isso que quis dizer...

medindo a saida da fonte tá lá todas as voltagemm.

veja exemplo:
3.3 e pra ligar a TV . ta beleza esse ramal..
5 volts. o pen drive ta lendo etc..ta bom tbm
agora tem o 12 e 24 volts. essas voltagens e pra audio, varicap, video etc, pode até ta falando besteiras aqui, mas se tiver algum filtro ruim, manda a voltagem com "sujeira" é o suficiente pra deixa de ligar..

me da um parecer seu.
obrigado Claudio pela sua atenção e os demais.

** é bom esse tipo de 'debates" isso só enriquece nosso conhecimentos.






Claudio....Santos escreveu:Amigo mais vc,falou aqui que testou a fonte fora da tv e disse que tem todas as tensões veja o relato.

desliguei o chicote da fonte, e fiz o jumper no Ps-on, a fonte armou, todas as voltagem que está impresso estão todas presentes.......Constatei problema na placa principal.

se vc,fez isto realmente que dizer que a fonte tá funcionando perfeitamente não a porque mexer nela
correto.

Claudio....Santos

Claudio....Santos
Administrador Fundador
Administrador Fundador
Sopoderia da problema se estas fontes de saida estivesse oscilando más se esla estão fixa 24 12 3,3 e 5v,não da nem um problema quando é colcada na tv.

https://eletronicacs.forumbrasil.net

marcosautomec

marcosautomec
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Oi Claudio, boa tarde. vou atualizar aqui, bom compramos a plaquinha do infra... colocamos a noite mesmo...ai ela ligou, deu som dos canais, volume aumenta e abaixa normal. porem sem video....ainda nao deu tempo de ver direito, mas ao menso já ta dando sinal de vida. kk. deve estar faltando alguma voltagem na barra de leds coisa e tals...valeu






l
Claudio....Santos escreveu:Sopoderia da problema se estas fontes de saida estivesse oscilando más se esla estão fixa 24 12 3,3 e 5v,não da nem um problema quando é colcada na tv.

Claudio....Santos

Claudio....Santos
Administrador Fundador
Administrador Fundador
scratch

https://eletronicacs.forumbrasil.net

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos