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1 O QUE PODE CAUSAR O AQUECIMENTO DO TSH? em Sab Fev 07, 2015 6:00 pm

Fernando Duque

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Técnico Vip do fórum
Técnico Vip do fórum
O QUE PODE CAUSAR O AQUECIMENTO DO TSH?


ESSE É UM DEFEITO CHATO DE RESOLVER MESMO, PORQUE PODE TER
VARIAS CAUSAS POSSÍVEIS, E NEM TODAS AS HIPÓTESES SÃO

FACILMENTE ELIMINADAS (TIPO, SE O TRANSISTOR É DE BOA QUALIDADE,
OU SE É O CERTO, OU SE O +B ESTÁ COM A TENSÃO CERTA).

VOU DAR UMA DICA COM AS CAUSAS MAIS COMUNS PARA ESSE
AQUECIMENTO FORA DO NORMAL.
UMA DAS CAUSAS MAIS COMUNS PARA O TRANSISTOR ESQUENTAR MAIS DO
QUE DEVE É O SINAL NA BASE FRACO DEMAIS. ISSO É

FACILMENTE IDENTIFICADO VARIANDO-SE A POSIÇÃO DA IMAGEM PARA A
DIREITA, E VENDO SE AS LETRAS ENCOLHEM QUANDO O

EXTREMO DIREITO DA IMAGEM CHEGA PERTO DO FIM DO QUADRO. ESSE É
UM DEFEITO CAUSADO PELO DRIVER HORIZONTAL. INDO PELO

DESENHO, OS SUSPEITOS SÃO:

- O RESISTOR LIMITADOR, SE ESTIVER ALTERADO,

- O CAPACITOR FILTRO DO +B DO TRAF. DRIVER SE ESTIVER SECO

- O TRANSISTOR DRIVER, SE FOR DIFERENTE DO ORIGINAL, OU ESTIVER
COM FUGA.

EM ALGUNS CASOS (SUBENTENDA-SE: ITAUTEC 15 MM), O PRÓPRIO
INTEGRADO OSCILADOR HORIZONTAL PODE SER O CULPADO PELO

SUPERAQUECIMENTO. O ESTAGIO DE SAÍDA DO INTEGRADO APRESENTA UMA
FUGA, E A CORRENTE DOS PULSOS NA BASE DO TRANSISTOR

DRIVER DIMINUI, O QUE VAI SE REFLETIR NUMA REDUÇÃO DA
INTENSIDADE DOS PULSOS NA BASE DO TSH. É POSSÍVEL QUE ACONTEÇA

COM OUTROS MONITORES, MAS ACREDITO QUE SÓ ACONTEÇA SE O
INTEGRADO FOR O STV7778 (OU TDA9103, QUE É O MESMO)

- O TRAFINHO DRIVER TAMBÉM PODE CAUSAR ESSE SINTOMA, MAS MUITO
PROVAVELMENTE CAUSARÁ TAMBÉM ALGUMA DEFORMAÇÃO

NA IMAGEM

- NO ACOPLAMENTO ENTRE O TRAFO E A BASE DO TRANSISTOR... TODO
MUNDO AÍ É SUSPEITO. PRINCIPALMENTE SE EXISTIR CAPACITOR

ELETROLÍTICO NESSA LINHA.

PS. EXCESSO DE CORRENTE NA BASE DO TRANSISTOR TAMBÉM PODE FAZER
QUE ELE AQUEÇA DEMAIS, PORQUE EM OPERAÇÃO

NORMAL, O TRANSISTOR NÃO DEVE CHEGAR AO ESTADO DE SATURAÇÃO
TOTAL. CASO CHEGUE, O CORTE DELE SERÁ MAIS LENTO QUE O

NORMAL, E VAI GERAR MAIS CALOR. NA PRATICA, O EXCESSO DE
CORRENTE SÓ ACONTECE SE O DRIVER FOR MODIFICADO

INDEVIDAMENTE.

- O PRÓPRIO TRANSISTOR DE SAÍDA HORIZONTAL, NEM SEMPRE É SÓ
VITIMA. SE ELE FOR TROCADO POR UM DIFERENTE DO ORIGINAL, PODE

AQUECER DEMAIS MESMO QUE NÃO HAJA OUTRO DEFEITO AÍ. POR ISSO É
BOM MANTER SEMPRE O ORIGINAL. SE O ORIGINAL FOR UM

SEM DIODO DAMPER E VOCÊ COLOCAR NO LUGAR UM COM DIODO, ELE
TAMBÉM VAI AQUECER MAIS DO QUE DEVIA, PORQUE TODO O

AQUECIMENTO QUE DEVIA SER GERADO PELO DIODO DAMPER QUE EXISTE NA
PLACA PASSARÁ A SER GERADO PELO TRANSISTOR, QUE

VAI FAZER UMA FUNÇÃO QUE NÃO FOI PREVISTA NO PROJETO, E
ENQUANTO ISSO O DIODO VAI ESTAR LÁ POR NADA.... O

CONTRARIO É MENOS PROVÁVEL. SE UM TRANSISTOR SEM DAMPER FOR
COLOCADO NO LUGAR DE UM COM.. PROVAVELMENTE QUEIMARÁ

ANTES DE CHEGAR A ESQUENTAR DEMAIS.

SE FOR NECESSÁRIO SUBSTITUIR UM TRANSISTOR POR OUTRO DIFERENTE,
UMA CARACTERÍSTICA MUITO IMPORTANTE A SER OBSERVADA É O

“FALL TIME" (TEMPO DE DESLIGAMENTO), QUE DEVE SER IGUAL OU MENOR
QUE O DO ORIGINAL. POR EXEMPLO: O BU2508AF TEM UM

FALL TIME DE 0,4 MICROSSEGUNDOS. NO LUGAR COSTUMO USAR O
2SC5129, QUE TEM UM FALL TIME DE 0,2 MICROSSEGUNDOS.

PODERIA USAR UM BU2520, MAS EVITO OS BUS A TODO CUSTO. AQUI TEM
MUITO BU FALSIFICADO. PARA O LUGAR DO BU2508DF,

USO O 2SC5149.

- O CAPACITOR DAMPER, SERVE PARA AMORTECER OS PULSOS GERADOS
PELO FLYBACK E PELA BOBINA DEFLETORA NO MOMENTO QUE O

TRANSISTOR ABRE. SE LIGARMOS UM OSCILOSCÓPIO NO COLETOR, APARECE
UM PULSO TRIANGULAR BEM ESTREITO E ALTO (800 A 1200

VOLTS MAIS OU MENOS). QUANTO MAIS PONTIAGUDO ESSE PULSO FOR,
MAIS O TRANSISTOR ESQUENTARÁ, PORQUE ESTARÁ DISSIPANDO

MAIS POTENCIA DURANTE O "FALL TIME". SE O CAPACITOR ESTIVER COM
A CAPACITÂNCIA REDUZIDA, FUGA, OU FAISCAMENTO INTERNO, O

TRANSISTOR ESQUENTA...

ALGUNS MONITORES (TIPO O IBM G40) NÃO TEM UM CAPACITOR DE
POLIÉSTER LIGADO NO COLETOR DO TRANSISTOR, E A DEFLETORA

TAMBÉM NÃO É LIGADA NELE. NESSE CASO, O CAPACITOR É LIGADO EM
OUTRO PINO DO FLYBACK, POIS O FLYBACK TEM UMA

DERIVAÇÃO NO ENROLAMENTO PRIMÁRIO.

ALGUNS OUTROS (TIPO UNS AOC DA VIDA...) TEM UM CAPACITOR DE
VALOR BAIXO LIGADO NO COLETOR, E OUTRO MAIOR LIGADO NA

BOBINA DEFLETORA. NEM SEMPRE O DEFEITO É NO CAPACITOR LIGADO NO
COLETOR, E A TROCA DELE NÃO RESOLVE. POR ISSO QUE VOLTA

E MEIA SE VÊ O PESSOAL AQUI NO FÓRUM POSTANDO "AOC QUEIMANDO O
TSH”

- O CAPACITOR DO +B DO FLYBACK TAMBÉM PODE CAUSAR O AQUECIMENTO
EXCESSIVO DO TSH, DESARME DA PROTEÇÃO CONTRA RAIOX,

AQUECIMENTO E QUEIMA DO FET DO REGULADOR DO +B

- O FLYBACK É SUSPEITO, NO CASO DO TRANSISTOR TER COMEÇADO A
AQUECER APÓS A TROCA, SE O FLYBACK NOVO TIVER ALGUMA

CARACTERÍSTICA DIFERENTE DO ORIGINAL. SE O FLYBACK FOR ORIGINAL
E O MONITOR ESTIVER COM A IMAGEM NORMAL, 99% DE

POSSIBILIDADE DO FLYBACK SER INOCENTE. ELE SÓ FARIA O TRANSISTOR
ESQUENTAR DEMAIS SE HOUVESSE UM CURTO ENTRE ESPIRAS OU

FUGA DE ALTA TENSÃO INTERNO, MAS É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ALGO
ASSIM NÃO GERAR NENHUMA DEFORMAÇÃO NA IMAGEM, OU

RUÍDO, NO CASO DA FUGA.••.


2 Re: O QUE PODE CAUSAR O AQUECIMENTO DO TSH? em Dom Fev 08, 2015 4:46 am

Claudio....Santos

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Administrador Fundador
Administrador Fundador
Boa matéria amigo Fernando parabéns Duque este defeito já me fez perder os cabelos,coisa de loko,hehe....



As pessoa de sucesso são sempre as pessoas que não tiveram medo de errar
Compartilhe o que você sabe com quem está aprendendo[
Não esqueçam que os tópicos devem ter em seus titulos Aparelho/marca/modelo/e defeito
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3 Re: O QUE PODE CAUSAR O AQUECIMENTO DO TSH? em Dom Fev 08, 2015 8:22 pm

Paulo Custodio

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Moderador do fórum
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muito bom ! uma verdadeira aula . parabéns amigo Fernando ..................

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