1 O QUE PODE CAUSAR O AQUECIMENTO DO TSH? Sáb Fev 07, 2015 6:00 pm
Fernando Duque
Técnico Vip do fórum
O QUE PODE CAUSAR O AQUECIMENTO DO TSH?
ESSE É UM DEFEITO CHATO DE RESOLVER MESMO, PORQUE PODE TER
VARIAS CAUSAS POSSÍVEIS, E NEM TODAS AS HIPÓTESES SÃO
FACILMENTE ELIMINADAS (TIPO, SE O TRANSISTOR É DE BOA QUALIDADE,
OU SE É O CERTO, OU SE O +B ESTÁ COM A TENSÃO CERTA).
VOU DAR UMA DICA COM AS CAUSAS MAIS COMUNS PARA ESSE
AQUECIMENTO FORA DO NORMAL.
UMA DAS CAUSAS MAIS COMUNS PARA O TRANSISTOR ESQUENTAR MAIS DO
QUE DEVE É O SINAL NA BASE FRACO DEMAIS. ISSO É
FACILMENTE IDENTIFICADO VARIANDO-SE A POSIÇÃO DA IMAGEM PARA A
DIREITA, E VENDO SE AS LETRAS ENCOLHEM QUANDO O
EXTREMO DIREITO DA IMAGEM CHEGA PERTO DO FIM DO QUADRO. ESSE É
UM DEFEITO CAUSADO PELO DRIVER HORIZONTAL. INDO PELO
DESENHO, OS SUSPEITOS SÃO:
- O RESISTOR LIMITADOR, SE ESTIVER ALTERADO,
- O CAPACITOR FILTRO DO +B DO TRAF. DRIVER SE ESTIVER SECO
- O TRANSISTOR DRIVER, SE FOR DIFERENTE DO ORIGINAL, OU ESTIVER
COM FUGA.
EM ALGUNS CASOS (SUBENTENDA-SE: ITAUTEC 15 MM), O PRÓPRIO
INTEGRADO OSCILADOR HORIZONTAL PODE SER O CULPADO PELO
SUPERAQUECIMENTO. O ESTAGIO DE SAÍDA DO INTEGRADO APRESENTA UMA
FUGA, E A CORRENTE DOS PULSOS NA BASE DO TRANSISTOR
DRIVER DIMINUI, O QUE VAI SE REFLETIR NUMA REDUÇÃO DA
INTENSIDADE DOS PULSOS NA BASE DO TSH. É POSSÍVEL QUE ACONTEÇA
COM OUTROS MONITORES, MAS ACREDITO QUE SÓ ACONTEÇA SE O
INTEGRADO FOR O STV7778 (OU TDA9103, QUE É O MESMO)
- O TRAFINHO DRIVER TAMBÉM PODE CAUSAR ESSE SINTOMA, MAS MUITO
PROVAVELMENTE CAUSARÁ TAMBÉM ALGUMA DEFORMAÇÃO
NA IMAGEM
- NO ACOPLAMENTO ENTRE O TRAFO E A BASE DO TRANSISTOR... TODO
MUNDO AÍ É SUSPEITO. PRINCIPALMENTE SE EXISTIR CAPACITOR
ELETROLÍTICO NESSA LINHA.
PS. EXCESSO DE CORRENTE NA BASE DO TRANSISTOR TAMBÉM PODE FAZER
QUE ELE AQUEÇA DEMAIS, PORQUE EM OPERAÇÃO
NORMAL, O TRANSISTOR NÃO DEVE CHEGAR AO ESTADO DE SATURAÇÃO
TOTAL. CASO CHEGUE, O CORTE DELE SERÁ MAIS LENTO QUE O
NORMAL, E VAI GERAR MAIS CALOR. NA PRATICA, O EXCESSO DE
CORRENTE SÓ ACONTECE SE O DRIVER FOR MODIFICADO
INDEVIDAMENTE.
- O PRÓPRIO TRANSISTOR DE SAÍDA HORIZONTAL, NEM SEMPRE É SÓ
VITIMA. SE ELE FOR TROCADO POR UM DIFERENTE DO ORIGINAL, PODE
AQUECER DEMAIS MESMO QUE NÃO HAJA OUTRO DEFEITO AÍ. POR ISSO É
BOM MANTER SEMPRE O ORIGINAL. SE O ORIGINAL FOR UM
SEM DIODO DAMPER E VOCÊ COLOCAR NO LUGAR UM COM DIODO, ELE
TAMBÉM VAI AQUECER MAIS DO QUE DEVIA, PORQUE TODO O
AQUECIMENTO QUE DEVIA SER GERADO PELO DIODO DAMPER QUE EXISTE NA
PLACA PASSARÁ A SER GERADO PELO TRANSISTOR, QUE
VAI FAZER UMA FUNÇÃO QUE NÃO FOI PREVISTA NO PROJETO, E
ENQUANTO ISSO O DIODO VAI ESTAR LÁ POR NADA.... O
CONTRARIO É MENOS PROVÁVEL. SE UM TRANSISTOR SEM DAMPER FOR
COLOCADO NO LUGAR DE UM COM.. PROVAVELMENTE QUEIMARÁ
ANTES DE CHEGAR A ESQUENTAR DEMAIS.
SE FOR NECESSÁRIO SUBSTITUIR UM TRANSISTOR POR OUTRO DIFERENTE,
UMA CARACTERÍSTICA MUITO IMPORTANTE A SER OBSERVADA É O
“FALL TIME" (TEMPO DE DESLIGAMENTO), QUE DEVE SER IGUAL OU MENOR
QUE O DO ORIGINAL. POR EXEMPLO: O BU2508AF TEM UM
FALL TIME DE 0,4 MICROSSEGUNDOS. NO LUGAR COSTUMO USAR O
2SC5129, QUE TEM UM FALL TIME DE 0,2 MICROSSEGUNDOS.
PODERIA USAR UM BU2520, MAS EVITO OS BUS A TODO CUSTO. AQUI TEM
MUITO BU FALSIFICADO. PARA O LUGAR DO BU2508DF,
USO O 2SC5149.
- O CAPACITOR DAMPER, SERVE PARA AMORTECER OS PULSOS GERADOS
PELO FLYBACK E PELA BOBINA DEFLETORA NO MOMENTO QUE O
TRANSISTOR ABRE. SE LIGARMOS UM OSCILOSCÓPIO NO COLETOR, APARECE
UM PULSO TRIANGULAR BEM ESTREITO E ALTO (800 A 1200
VOLTS MAIS OU MENOS). QUANTO MAIS PONTIAGUDO ESSE PULSO FOR,
MAIS O TRANSISTOR ESQUENTARÁ, PORQUE ESTARÁ DISSIPANDO
MAIS POTENCIA DURANTE O "FALL TIME". SE O CAPACITOR ESTIVER COM
A CAPACITÂNCIA REDUZIDA, FUGA, OU FAISCAMENTO INTERNO, O
TRANSISTOR ESQUENTA...
ALGUNS MONITORES (TIPO O IBM G40) NÃO TEM UM CAPACITOR DE
POLIÉSTER LIGADO NO COLETOR DO TRANSISTOR, E A DEFLETORA
TAMBÉM NÃO É LIGADA NELE. NESSE CASO, O CAPACITOR É LIGADO EM
OUTRO PINO DO FLYBACK, POIS O FLYBACK TEM UMA
DERIVAÇÃO NO ENROLAMENTO PRIMÁRIO.
ALGUNS OUTROS (TIPO UNS AOC DA VIDA...) TEM UM CAPACITOR DE
VALOR BAIXO LIGADO NO COLETOR, E OUTRO MAIOR LIGADO NA
BOBINA DEFLETORA. NEM SEMPRE O DEFEITO É NO CAPACITOR LIGADO NO
COLETOR, E A TROCA DELE NÃO RESOLVE. POR ISSO QUE VOLTA
E MEIA SE VÊ O PESSOAL AQUI NO FÓRUM POSTANDO "AOC QUEIMANDO O
TSH”
- O CAPACITOR DO +B DO FLYBACK TAMBÉM PODE CAUSAR O AQUECIMENTO
EXCESSIVO DO TSH, DESARME DA PROTEÇÃO CONTRA RAIOX,
AQUECIMENTO E QUEIMA DO FET DO REGULADOR DO +B
- O FLYBACK É SUSPEITO, NO CASO DO TRANSISTOR TER COMEÇADO A
AQUECER APÓS A TROCA, SE O FLYBACK NOVO TIVER ALGUMA
CARACTERÍSTICA DIFERENTE DO ORIGINAL. SE O FLYBACK FOR ORIGINAL
E O MONITOR ESTIVER COM A IMAGEM NORMAL, 99% DE
POSSIBILIDADE DO FLYBACK SER INOCENTE. ELE SÓ FARIA O TRANSISTOR
ESQUENTAR DEMAIS SE HOUVESSE UM CURTO ENTRE ESPIRAS OU
FUGA DE ALTA TENSÃO INTERNO, MAS É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ALGO
ASSIM NÃO GERAR NENHUMA DEFORMAÇÃO NA IMAGEM, OU
RUÍDO, NO CASO DA FUGA.••.
ESSE É UM DEFEITO CHATO DE RESOLVER MESMO, PORQUE PODE TER
VARIAS CAUSAS POSSÍVEIS, E NEM TODAS AS HIPÓTESES SÃO
FACILMENTE ELIMINADAS (TIPO, SE O TRANSISTOR É DE BOA QUALIDADE,
OU SE É O CERTO, OU SE O +B ESTÁ COM A TENSÃO CERTA).
VOU DAR UMA DICA COM AS CAUSAS MAIS COMUNS PARA ESSE
AQUECIMENTO FORA DO NORMAL.
UMA DAS CAUSAS MAIS COMUNS PARA O TRANSISTOR ESQUENTAR MAIS DO
QUE DEVE É O SINAL NA BASE FRACO DEMAIS. ISSO É
FACILMENTE IDENTIFICADO VARIANDO-SE A POSIÇÃO DA IMAGEM PARA A
DIREITA, E VENDO SE AS LETRAS ENCOLHEM QUANDO O
EXTREMO DIREITO DA IMAGEM CHEGA PERTO DO FIM DO QUADRO. ESSE É
UM DEFEITO CAUSADO PELO DRIVER HORIZONTAL. INDO PELO
DESENHO, OS SUSPEITOS SÃO:
- O RESISTOR LIMITADOR, SE ESTIVER ALTERADO,
- O CAPACITOR FILTRO DO +B DO TRAF. DRIVER SE ESTIVER SECO
- O TRANSISTOR DRIVER, SE FOR DIFERENTE DO ORIGINAL, OU ESTIVER
COM FUGA.
EM ALGUNS CASOS (SUBENTENDA-SE: ITAUTEC 15 MM), O PRÓPRIO
INTEGRADO OSCILADOR HORIZONTAL PODE SER O CULPADO PELO
SUPERAQUECIMENTO. O ESTAGIO DE SAÍDA DO INTEGRADO APRESENTA UMA
FUGA, E A CORRENTE DOS PULSOS NA BASE DO TRANSISTOR
DRIVER DIMINUI, O QUE VAI SE REFLETIR NUMA REDUÇÃO DA
INTENSIDADE DOS PULSOS NA BASE DO TSH. É POSSÍVEL QUE ACONTEÇA
COM OUTROS MONITORES, MAS ACREDITO QUE SÓ ACONTEÇA SE O
INTEGRADO FOR O STV7778 (OU TDA9103, QUE É O MESMO)
- O TRAFINHO DRIVER TAMBÉM PODE CAUSAR ESSE SINTOMA, MAS MUITO
PROVAVELMENTE CAUSARÁ TAMBÉM ALGUMA DEFORMAÇÃO
NA IMAGEM
- NO ACOPLAMENTO ENTRE O TRAFO E A BASE DO TRANSISTOR... TODO
MUNDO AÍ É SUSPEITO. PRINCIPALMENTE SE EXISTIR CAPACITOR
ELETROLÍTICO NESSA LINHA.
PS. EXCESSO DE CORRENTE NA BASE DO TRANSISTOR TAMBÉM PODE FAZER
QUE ELE AQUEÇA DEMAIS, PORQUE EM OPERAÇÃO
NORMAL, O TRANSISTOR NÃO DEVE CHEGAR AO ESTADO DE SATURAÇÃO
TOTAL. CASO CHEGUE, O CORTE DELE SERÁ MAIS LENTO QUE O
NORMAL, E VAI GERAR MAIS CALOR. NA PRATICA, O EXCESSO DE
CORRENTE SÓ ACONTECE SE O DRIVER FOR MODIFICADO
INDEVIDAMENTE.
- O PRÓPRIO TRANSISTOR DE SAÍDA HORIZONTAL, NEM SEMPRE É SÓ
VITIMA. SE ELE FOR TROCADO POR UM DIFERENTE DO ORIGINAL, PODE
AQUECER DEMAIS MESMO QUE NÃO HAJA OUTRO DEFEITO AÍ. POR ISSO É
BOM MANTER SEMPRE O ORIGINAL. SE O ORIGINAL FOR UM
SEM DIODO DAMPER E VOCÊ COLOCAR NO LUGAR UM COM DIODO, ELE
TAMBÉM VAI AQUECER MAIS DO QUE DEVIA, PORQUE TODO O
AQUECIMENTO QUE DEVIA SER GERADO PELO DIODO DAMPER QUE EXISTE NA
PLACA PASSARÁ A SER GERADO PELO TRANSISTOR, QUE
VAI FAZER UMA FUNÇÃO QUE NÃO FOI PREVISTA NO PROJETO, E
ENQUANTO ISSO O DIODO VAI ESTAR LÁ POR NADA.... O
CONTRARIO É MENOS PROVÁVEL. SE UM TRANSISTOR SEM DAMPER FOR
COLOCADO NO LUGAR DE UM COM.. PROVAVELMENTE QUEIMARÁ
ANTES DE CHEGAR A ESQUENTAR DEMAIS.
SE FOR NECESSÁRIO SUBSTITUIR UM TRANSISTOR POR OUTRO DIFERENTE,
UMA CARACTERÍSTICA MUITO IMPORTANTE A SER OBSERVADA É O
“FALL TIME" (TEMPO DE DESLIGAMENTO), QUE DEVE SER IGUAL OU MENOR
QUE O DO ORIGINAL. POR EXEMPLO: O BU2508AF TEM UM
FALL TIME DE 0,4 MICROSSEGUNDOS. NO LUGAR COSTUMO USAR O
2SC5129, QUE TEM UM FALL TIME DE 0,2 MICROSSEGUNDOS.
PODERIA USAR UM BU2520, MAS EVITO OS BUS A TODO CUSTO. AQUI TEM
MUITO BU FALSIFICADO. PARA O LUGAR DO BU2508DF,
USO O 2SC5149.
- O CAPACITOR DAMPER, SERVE PARA AMORTECER OS PULSOS GERADOS
PELO FLYBACK E PELA BOBINA DEFLETORA NO MOMENTO QUE O
TRANSISTOR ABRE. SE LIGARMOS UM OSCILOSCÓPIO NO COLETOR, APARECE
UM PULSO TRIANGULAR BEM ESTREITO E ALTO (800 A 1200
VOLTS MAIS OU MENOS). QUANTO MAIS PONTIAGUDO ESSE PULSO FOR,
MAIS O TRANSISTOR ESQUENTARÁ, PORQUE ESTARÁ DISSIPANDO
MAIS POTENCIA DURANTE O "FALL TIME". SE O CAPACITOR ESTIVER COM
A CAPACITÂNCIA REDUZIDA, FUGA, OU FAISCAMENTO INTERNO, O
TRANSISTOR ESQUENTA...
ALGUNS MONITORES (TIPO O IBM G40) NÃO TEM UM CAPACITOR DE
POLIÉSTER LIGADO NO COLETOR DO TRANSISTOR, E A DEFLETORA
TAMBÉM NÃO É LIGADA NELE. NESSE CASO, O CAPACITOR É LIGADO EM
OUTRO PINO DO FLYBACK, POIS O FLYBACK TEM UMA
DERIVAÇÃO NO ENROLAMENTO PRIMÁRIO.
ALGUNS OUTROS (TIPO UNS AOC DA VIDA...) TEM UM CAPACITOR DE
VALOR BAIXO LIGADO NO COLETOR, E OUTRO MAIOR LIGADO NA
BOBINA DEFLETORA. NEM SEMPRE O DEFEITO É NO CAPACITOR LIGADO NO
COLETOR, E A TROCA DELE NÃO RESOLVE. POR ISSO QUE VOLTA
E MEIA SE VÊ O PESSOAL AQUI NO FÓRUM POSTANDO "AOC QUEIMANDO O
TSH”
- O CAPACITOR DO +B DO FLYBACK TAMBÉM PODE CAUSAR O AQUECIMENTO
EXCESSIVO DO TSH, DESARME DA PROTEÇÃO CONTRA RAIOX,
AQUECIMENTO E QUEIMA DO FET DO REGULADOR DO +B
- O FLYBACK É SUSPEITO, NO CASO DO TRANSISTOR TER COMEÇADO A
AQUECER APÓS A TROCA, SE O FLYBACK NOVO TIVER ALGUMA
CARACTERÍSTICA DIFERENTE DO ORIGINAL. SE O FLYBACK FOR ORIGINAL
E O MONITOR ESTIVER COM A IMAGEM NORMAL, 99% DE
POSSIBILIDADE DO FLYBACK SER INOCENTE. ELE SÓ FARIA O TRANSISTOR
ESQUENTAR DEMAIS SE HOUVESSE UM CURTO ENTRE ESPIRAS OU
FUGA DE ALTA TENSÃO INTERNO, MAS É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ALGO
ASSIM NÃO GERAR NENHUMA DEFORMAÇÃO NA IMAGEM, OU
RUÍDO, NO CASO DA FUGA.••.