Fórum Eletrônicacs
Seja bem vindo ao fórum Eletronicacs. É um prazer em recebê-lo nesta comunidade. Não esqueça de ler as regras do fórum no link abaixo:
http://eletronicacs.forumbrasil.net/f12-favor-leia-as

Para pedir dicas é preciso criar um tópico no fórum de reparação de aparelhos eletronico:
obriagado pelo cadastro em nosso fórum.


Fórum Eletrônicacs

Retire suas dúvidas e compartilhe o seus conhecimentos em nosso fórum de Eletrônica destinado a reparação de aparelhos eletrônicos,sejam bem vindos ao fórum Eletrônicacs, Claudio....Santos e LuizCarlos administradores

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 36 em Sex Ago 15, 2014 6:32 am
MENU DE NAVEGAÇÃO
. Clique no banner abaixo para entrar no fórum correspondente Que ser um patrocinador do fórum Mande um e-mail para claudio3615@vivo internetdiscada. com.br

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Everaldo Santana

avatar
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
TV LG 29FU6TL – Chassis CW62D
Defeito: Vertical fechado, uma linha no centro da tela que não preenche totalmente a tela no sentido horizontal.

Procedimento: Ao verificar a saída vertical encontrei o resistor FR403 da fonte de +14v aberto. No esquema diz que o valor deste fusistor é 0,05r, não marca a potência de dissipação, mas pelo tamanho deve ser 0,5w, como não tinha esse valor coloquei um de 0,56r/1w. Verifiquei os diodos da s fontes de +14 e -14 que estavam bons, verifiquei os eletrolíticos da saída vertical: C414, C415 e C304, este último é de 100u/50v e estava esgotado, portanto troquei. Troque também C415 (1000u/25v) porque o capacímetro indicou menos de 900u. O esquema diz que o CI de saída vertical é STV9326, mas no TV está LA78141, como as soldas pareciam serem originais eu confiei que estava certo. Este CI estava com sinais visíveis de carbonização, portanto coloquei um novo. Antes de ligar o TV cortei a alimentação deste CI desligando os fusistores FR403 e 405 para conferir as fontes de +14 e -14 que estavam normais, com o TV ligado sem antena. Verifiquei que a linha horizontal no centro da tela estava do mesmo jeito de antes, ou seja com vertical fechado. Então liguei os fusistores e liguei novamente o TV sem antena achando que o vertical iria abrir normalmente com chuvisco na tela mas me enganei a tela ficou escura. Escutei o barulho da saída horizontal funcionando e apaguei as luzes para verificar se o filamento do tubo estava aceso, e estava. Verifiquei a alimentação da saída de vídeo que estava normal com quase 200v, a tensão do screen estava com quase 400v, também normal. Testei então os 2 eletrolíticos da saída de vídeo C422 e C901 (4,7/250v) que mediram bom no capacímetro, testei também o capacitor da grade 2 C904 (1200pf/2kv) que também mediu bom no capacímetro. Liguei novamente o TV desta vez com antena para ver se tinha som, coloquei o screen no máximo para forçar o brilho na tela. Deu para ver um leve brilho na tela sem a linha horizontal no centro indicando que o vertical abriu, mas não deu para ver se tinha som pois o CI de saída vertical fumaçou queimando novamente o fusistor FR403.
Postei esse defeito no fórum para ver se algum técnico já pegou esse mesmo defeito e também para tirar a dúvida do CI de saída vertical se é realmente o LA78141 que encontrei no TV ou se é o STV9326 como está indicado no esquema.



Última edição por Everaldo Santana em Seg Maio 30, 2016 7:02 am, editado 1 vez(es)

https://www.youtube.com/user/eversantana123

Claudio....Santos

avatar
Administrador Fundador
Administrador Fundador
Bom só resta vc,conferir a defletora em relação ao ci coloque sempre o original que a tv usa este STV9326 deve ser outro chassi.



As pessoa de sucesso são sempre as pessoas que não tiveram medo de errar
Compartilhe o que você sabe com quem está aprendendo[
Não esqueçam que os tópicos devem ter em seus titulos Aparelho/marca/modelo/e defeito
http://eletronicacs.forumbrasil.net

Everaldo Santana

avatar
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Claudio....Santos escreveu:Bom só resta vc,conferir a defletora em relação ao ci coloque sempre o original que a tv usa este STV9326 deve ser outro chassi.

Na oficina temos 2 aparelhos que testam bobinas defletoras e flay back, um fabricado pela Diatron, uma marca conhecida, o outro é de marca desconhecida e alem de testar defletoras, gera pulsos horizontal, vertical, RGB, e testa controle remoto. Vou testar a defletora, apesar de não ter desconfiado dela testando com multi teste. Muito obrigado por responder.

https://www.youtube.com/user/eversantana123

Sreis1000

avatar
Técnico Vip do fórum
Técnico Vip do fórum
Everaldo, verifique tambem, o c 419,c 315, zd 301,zd 401 e o transistor 301

http://wwwreisvariedades.blogspot.com.br

Everaldo Santana

avatar
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Sreis1000 escreveu:Everaldo, verifique tambem, o c 419,c 315, zd 301,zd 401 e o transistor 301

Já foram verificados C415 e C419 ambos de 1000u/25v, troquei o C419 porque mediu no Capacimetro 850u. Verifiquei também D405 e C419 que estavam bons, troquei C301 de 0,1u porque mediou no capacímetro 160n (0,16u). Esse capacitor parece um resistor e tem faixas, como não sei de que material é feito, coloquei um de poliester. Coloquei outro CI vertical TDA9302H par tirar a dúvida se o LA78141 que comprei é falsificado, mas ainda não testei se vai dar certo pois provoquei um defeito na fonte primária por respíngo de solda que não vi, e danificou o STRW6556A, cujo pino 4 está com apenas 2v, desligando esse pino a tensão de partida sobe para 18v. Vou ter que comprar esse CI pois não tenho, espero não ter causado danos maiores com esse descuido.
Você sugere que eu também verifique o transistor Q301 do circuito VS/Guard e componentes associados, eu pensei que esse circuito servisse para que o micro pudesse verificar se a saída vertical está OK o não para cortar o vídeo, e não influiria na queima da saída vertical.

https://www.youtube.com/user/eversantana123

6 TV LG 29FU6TL - Queimando Saída Vertical em Ter Jun 14, 2016 10:55 pm

Everaldo Santana

avatar
Técnico Habilitado do fórum
Técnico Habilitado do fórum
Resolução do Defeito:

No início do tópico eu afirmei que o vertical estava fechado, mas a linha horizontal não preenchia a tela totalmente, indicando que a saída horizontal também estava com problemas. Já que estava queimando o CI de saída vertical, parti para a verificação dos componentes da saída horizontal. Comecei verificando se a malha do coletor do transistor de saída horizontal estava conduzindo para o terra, mas não estava, fiz um jumper entre base e emissor do transistor de saída horizontal e liguei o TV. O transistor não passou neste teste pois escutei barulho no flayback indicando que o transistor de saída horizontal estava conduzindo então já troquei. Quando o transistor de saída horizontal queima ou fica com fuga sem motivo aparente, é sinal de problemas com capacitores da largura e linearidade horizontal, defletora, e até o flayback. Verificando ao capacitores responsáveis pela largura e linearidade horizontal, encontrei C463 (18n) estava com 28n portanto alterado para + indicando fuga, por isso troquei, troquei também o duplo diodo dumper D401 (FMV205GU) apesar de medir bom na escala de diodos do multi teste digital. Coloquei outro CI de saída vertical novo e outro fusistor, baixei o controle de Screen e liguiei o TV sem antena, mas a imagem ficou com brilho baixo mesmo aumentando o Screen, não dava um ajuste bom e também não tinha o chuvisco. Medindo na placa de vídeo notei que a tenção de filamento estava um pouco baixa, e a tensão da grade 2 não passava dos 400v com o controle de screen no máximo portanto estava baixa, a tensão de alimentação da saída de vídeo estava normal com 185v. Na placa do tubo desliguei um dos terminais dos resistores, R901, 902, 903 que levam os sinais RGB para o IC901 (TDA6111Q). Desliguei os resistores do lado do conector P902B e injetei os sinais no lado que vais para o CI de saída de vídeo, usando um gerador de sinais RGB. As cores  apareceram na tela, mas fracas por causa do brilho quem estava deficiente, mas esse teste já isentou o CI de saída de vídeo. Examinei o tubo com um aparelho próprio para esse fim e limpei os catodos retirando o excesso de gás. O tubo estava conduzindo normalmente, a imagem melhorou um pouco mas não dava um ajuste correto. Só me restou trocar o Flayback, e foi o que fiz. Após a troca do flay back entrei no modo de serviço usando um controle próprio para ajustes fabricado pela LG, esse controle permite fechar o vertical para fazer corretamente os ajuste da grade 2 e escala de cinza usando um gerador de padrões. Após fazer os ajustes da escala de cinza e linearidade horizontal, o TV ficou perfeito, portanto defeito concluído.

https://www.youtube.com/user/eversantana123

Claudio....Santos

avatar
Administrador Fundador
Administrador Fundador
Agradecemos pelo retorno amigo,e parabéns pelo conserto,hehe....



As pessoa de sucesso são sempre as pessoas que não tiveram medo de errar
Compartilhe o que você sabe com quem está aprendendo[
Não esqueçam que os tópicos devem ter em seus titulos Aparelho/marca/modelo/e defeito
http://eletronicacs.forumbrasil.net

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum