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1O QUE PODE CAUSAR O AQUECIMENTO DO TSH? Empty O QUE PODE CAUSAR O AQUECIMENTO DO TSH? Sáb Fev 07, 2015 6:00 pm

Fernando Duque

Fernando Duque
Técnico Vip do fórum
Técnico Vip do fórum
O QUE PODE CAUSAR O AQUECIMENTO DO TSH?


ESSE É UM DEFEITO CHATO DE RESOLVER MESMO, PORQUE PODE TER
VARIAS CAUSAS POSSÍVEIS, E NEM TODAS AS HIPÓTESES SÃO

FACILMENTE ELIMINADAS (TIPO, SE O TRANSISTOR É DE BOA QUALIDADE,
OU SE É O CERTO, OU SE O +B ESTÁ COM A TENSÃO CERTA).

VOU DAR UMA DICA COM AS CAUSAS MAIS COMUNS PARA ESSE
AQUECIMENTO FORA DO NORMAL.
UMA DAS CAUSAS MAIS COMUNS PARA O TRANSISTOR ESQUENTAR MAIS DO
QUE DEVE É O SINAL NA BASE FRACO DEMAIS. ISSO É

FACILMENTE IDENTIFICADO VARIANDO-SE A POSIÇÃO DA IMAGEM PARA A
DIREITA, E VENDO SE AS LETRAS ENCOLHEM QUANDO O

EXTREMO DIREITO DA IMAGEM CHEGA PERTO DO FIM DO QUADRO. ESSE É
UM DEFEITO CAUSADO PELO DRIVER HORIZONTAL. INDO PELO

DESENHO, OS SUSPEITOS SÃO:

- O RESISTOR LIMITADOR, SE ESTIVER ALTERADO,

- O CAPACITOR FILTRO DO +B DO TRAF. DRIVER SE ESTIVER SECO

- O TRANSISTOR DRIVER, SE FOR DIFERENTE DO ORIGINAL, OU ESTIVER
COM FUGA.

EM ALGUNS CASOS (SUBENTENDA-SE: ITAUTEC 15 MM), O PRÓPRIO
INTEGRADO OSCILADOR HORIZONTAL PODE SER O CULPADO PELO

SUPERAQUECIMENTO. O ESTAGIO DE SAÍDA DO INTEGRADO APRESENTA UMA
FUGA, E A CORRENTE DOS PULSOS NA BASE DO TRANSISTOR

DRIVER DIMINUI, O QUE VAI SE REFLETIR NUMA REDUÇÃO DA
INTENSIDADE DOS PULSOS NA BASE DO TSH. É POSSÍVEL QUE ACONTEÇA

COM OUTROS MONITORES, MAS ACREDITO QUE SÓ ACONTEÇA SE O
INTEGRADO FOR O STV7778 (OU TDA9103, QUE É O MESMO)

- O TRAFINHO DRIVER TAMBÉM PODE CAUSAR ESSE SINTOMA, MAS MUITO
PROVAVELMENTE CAUSARÁ TAMBÉM ALGUMA DEFORMAÇÃO

NA IMAGEM

- NO ACOPLAMENTO ENTRE O TRAFO E A BASE DO TRANSISTOR... TODO
MUNDO AÍ É SUSPEITO. PRINCIPALMENTE SE EXISTIR CAPACITOR

ELETROLÍTICO NESSA LINHA.

PS. EXCESSO DE CORRENTE NA BASE DO TRANSISTOR TAMBÉM PODE FAZER
QUE ELE AQUEÇA DEMAIS, PORQUE EM OPERAÇÃO

NORMAL, O TRANSISTOR NÃO DEVE CHEGAR AO ESTADO DE SATURAÇÃO
TOTAL. CASO CHEGUE, O CORTE DELE SERÁ MAIS LENTO QUE O

NORMAL, E VAI GERAR MAIS CALOR. NA PRATICA, O EXCESSO DE
CORRENTE SÓ ACONTECE SE O DRIVER FOR MODIFICADO

INDEVIDAMENTE.

- O PRÓPRIO TRANSISTOR DE SAÍDA HORIZONTAL, NEM SEMPRE É SÓ
VITIMA. SE ELE FOR TROCADO POR UM DIFERENTE DO ORIGINAL, PODE

AQUECER DEMAIS MESMO QUE NÃO HAJA OUTRO DEFEITO AÍ. POR ISSO É
BOM MANTER SEMPRE O ORIGINAL. SE O ORIGINAL FOR UM

SEM DIODO DAMPER E VOCÊ COLOCAR NO LUGAR UM COM DIODO, ELE
TAMBÉM VAI AQUECER MAIS DO QUE DEVIA, PORQUE TODO O

AQUECIMENTO QUE DEVIA SER GERADO PELO DIODO DAMPER QUE EXISTE NA
PLACA PASSARÁ A SER GERADO PELO TRANSISTOR, QUE

VAI FAZER UMA FUNÇÃO QUE NÃO FOI PREVISTA NO PROJETO, E
ENQUANTO ISSO O DIODO VAI ESTAR LÁ POR NADA.... O

CONTRARIO É MENOS PROVÁVEL. SE UM TRANSISTOR SEM DAMPER FOR
COLOCADO NO LUGAR DE UM COM.. PROVAVELMENTE QUEIMARÁ

ANTES DE CHEGAR A ESQUENTAR DEMAIS.

SE FOR NECESSÁRIO SUBSTITUIR UM TRANSISTOR POR OUTRO DIFERENTE,
UMA CARACTERÍSTICA MUITO IMPORTANTE A SER OBSERVADA É O

“FALL TIME" (TEMPO DE DESLIGAMENTO), QUE DEVE SER IGUAL OU MENOR
QUE O DO ORIGINAL. POR EXEMPLO: O BU2508AF TEM UM

FALL TIME DE 0,4 MICROSSEGUNDOS. NO LUGAR COSTUMO USAR O
2SC5129, QUE TEM UM FALL TIME DE 0,2 MICROSSEGUNDOS.

PODERIA USAR UM BU2520, MAS EVITO OS BUS A TODO CUSTO. AQUI TEM
MUITO BU FALSIFICADO. PARA O LUGAR DO BU2508DF,

USO O 2SC5149.

- O CAPACITOR DAMPER, SERVE PARA AMORTECER OS PULSOS GERADOS
PELO FLYBACK E PELA BOBINA DEFLETORA NO MOMENTO QUE O

TRANSISTOR ABRE. SE LIGARMOS UM OSCILOSCÓPIO NO COLETOR, APARECE
UM PULSO TRIANGULAR BEM ESTREITO E ALTO (800 A 1200

VOLTS MAIS OU MENOS). QUANTO MAIS PONTIAGUDO ESSE PULSO FOR,
MAIS O TRANSISTOR ESQUENTARÁ, PORQUE ESTARÁ DISSIPANDO

MAIS POTENCIA DURANTE O "FALL TIME". SE O CAPACITOR ESTIVER COM
A CAPACITÂNCIA REDUZIDA, FUGA, OU FAISCAMENTO INTERNO, O

TRANSISTOR ESQUENTA...

ALGUNS MONITORES (TIPO O IBM G40) NÃO TEM UM CAPACITOR DE
POLIÉSTER LIGADO NO COLETOR DO TRANSISTOR, E A DEFLETORA

TAMBÉM NÃO É LIGADA NELE. NESSE CASO, O CAPACITOR É LIGADO EM
OUTRO PINO DO FLYBACK, POIS O FLYBACK TEM UMA

DERIVAÇÃO NO ENROLAMENTO PRIMÁRIO.

ALGUNS OUTROS (TIPO UNS AOC DA VIDA...) TEM UM CAPACITOR DE
VALOR BAIXO LIGADO NO COLETOR, E OUTRO MAIOR LIGADO NA

BOBINA DEFLETORA. NEM SEMPRE O DEFEITO É NO CAPACITOR LIGADO NO
COLETOR, E A TROCA DELE NÃO RESOLVE. POR ISSO QUE VOLTA

E MEIA SE VÊ O PESSOAL AQUI NO FÓRUM POSTANDO "AOC QUEIMANDO O
TSH”

- O CAPACITOR DO +B DO FLYBACK TAMBÉM PODE CAUSAR O AQUECIMENTO
EXCESSIVO DO TSH, DESARME DA PROTEÇÃO CONTRA RAIOX,

AQUECIMENTO E QUEIMA DO FET DO REGULADOR DO +B

- O FLYBACK É SUSPEITO, NO CASO DO TRANSISTOR TER COMEÇADO A
AQUECER APÓS A TROCA, SE O FLYBACK NOVO TIVER ALGUMA

CARACTERÍSTICA DIFERENTE DO ORIGINAL. SE O FLYBACK FOR ORIGINAL
E O MONITOR ESTIVER COM A IMAGEM NORMAL, 99% DE

POSSIBILIDADE DO FLYBACK SER INOCENTE. ELE SÓ FARIA O TRANSISTOR
ESQUENTAR DEMAIS SE HOUVESSE UM CURTO ENTRE ESPIRAS OU

FUGA DE ALTA TENSÃO INTERNO, MAS É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ALGO
ASSIM NÃO GERAR NENHUMA DEFORMAÇÃO NA IMAGEM, OU

RUÍDO, NO CASO DA FUGA.••.


Claudio....Santos

Claudio....Santos
Administrador Fundador
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Boa matéria amigo Fernando parabéns Duque este defeito já me fez perder os cabelos,coisa de loko,hehe....

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Paulo Custodio

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Moderador do fórum
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muito bom ! uma verdadeira aula . parabéns amigo Fernando ..................

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